Policiais civis decidem permanecer em estado de alerta até que Projeto OPC seja aprovado pelo governador Belivaldo Chagas

Policiais civis decidem permanecer em estado de alerta até que Projeto OPC seja aprovado pelo governador Belivaldo Chagas

 Agentes, escrivães e agentes auxiliares da Polícia Civil estiveram reunidos nesta terça-feira, 23, em Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de analisar os resultados da reunião realizada entre o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) e o governador Belivaldo Chagas, ocorrida no último dia 16 de julho.

“Foi uma Assembleia que chamou a atenção pela união e nível de comprometimento dos policiais civis em compreender o atual cenário de negociação com o governador Belivaldo Chagas, onde ele novamente manteve sua palavra de que aprovará o Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC), embora ainda não tenha aceitado tratar sobre revisão geral anual e nem reajuste salarial. De forma prática, o governador determinou que a Secretaria de Administração e a Secretaria da Segurança Pública alinhem juntamente com nosso sindicato ajustes finais do Projeto OPC para que ele seja encaminhado para votação na Assembleia Legislativa. O prazo que o próprio governador mencionou na reunião como data limite para que esses ajustes estejam finalizados foi dia 15 de setembro. O passo seguinte, ainda no mesmo mês, é encaminhar o projeto para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Nossa parte está sendo feita devidamente, inclusive com a primeira reunião na Sead agendada para a manhã desta quarta-feira, 24”, destacou Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE.

Embora os policiais civis tenham definido coletivamente aguardar o encaminhamento do projeto OPC por parte do Governo de Sergipe, também deliberaram sobre a necessidade de permanecerem mobilizados de maneira permanente. “Os policiais optaram em dar um voto de confiança ao governador. Houve um entendimento coletivo de que não é o momento de paralisação dos serviços ou de outros atos que possam prejudicar nossa atividade policial nos 75 municípios sergipanos”, completou Adriano Bandeira.

 

O projeto OPC é uma ação que contempla os policiais civis com três pontos relevantes: criação da classe final, diminuição dos interstícios e fusão dos cargos da base. Para a categoria, será uma conquista momentaneamente satisfatória em meio às incertezas relacionadas ao reajuste salarial. “Atualmente a Polícia Civil do Estado do Amazonas é uma referência para os demais estados no tocante a salário e reconhecemos que ocupamos hoje a 18ª posição no ranking salarial. O poder de compra do policial civil caiu muito e o diálogo com os colegas que estão mais revoltados ou impacientes com essa defasagem financeira tem sido praticamente diário. Entretanto, temos conversado com nossos pares e informado que o governador reforçou na reunião com a gente que manterá a palavra e aprovará pelo menos o nosso projeto. A categoria permanecerá atenta, mobilizada e dialogando com a sociedade. Inclusive nossa próxima assembleia será no dia 20 de agosto”, finalizou Adriano Bandeira.

Compartilhar Post